parceria solos novo siteA Parceria Portuguesa para o Solo começou por ser uma iniciativa conjunta da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) à qual já se associaram diversas outras instituições (Direcção-Geral do Território, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. e Universidade de Évora). A Parceria Portuguesa para o Solo teve a sua 1ª Assembleia Plenária no dia 24 de Março de 2015.

Esta iniciativa procura aproveitar o impulso da declaração das Nações Unidas de 2015 – Ano Internacional dos Solos – para congregar os esforços de múltiplas entidades empenhadas na administração, no uso e na gestão sustentável do solo, bem como na promoção do seu conhecimento e na divulgação e sensibilização da sociedade para a importância vital deste recurso.

A Parceria Portuguesa para o Solo é de adesão voluntária, não envolve qualquer compromisso e é aberta a todas as entidades, públicas e privadas, que se reconheçam nas condições indicadas no Formulário de Adesão. Para mais detalhes consultar os Termos de Referência da parceria. Mais abaixo disponibiliza-se a lista actualizada de entidades aderentes.