aqua

A definição de estratégias de adaptação a alterações climáticas tem vindo a assumir uma crescente importância nas sociedades e constitui-se como uma tarefa essencial para lidar com os potenciais impactes que se admite estão já hoje a verificar-se.

No contexto da região mediterrânica e em particular nos aspectos relacionados com a gestão de recursos hídricos e as actuais projeções climáticas do IPPC apontam para um elevado risco na disponibilidade hídrica principalmente associada a uma redução da precipitação média anual.

O objectivo do projecto é o desenvolvimento e implementação de estratégias de adaptação às alterações climáticas no sector dos Recursos Hídricos, designadamente na gestão de sistemas de albufeiras multiusos. Como caso de estudo foram escolhidas as albufeiras do Monte Novo e do Vigia, situadas no Alentejo e ambas integradas no sistema de captação de água para consumo humano dos concelhos de Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz e simultaneamente fonte de água para rega.

Os objectivos do projecto foram definidos tendo em vista a representatividade do caso de estudo no contexto da região mediterrânica bem como o facto de se tratarem de albufeiras multiusos (abastecimento e rega). Pretendendo-se desta forma potenciar a transposição dos resultados para outros casos de estudo.

O projecto GestAqua.AdaPT é desenvolvido no âmbito do Programa AdaPT, guiado pelos termos estabelecidos no Memorando de Entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants), tendo como operador a Agência Portuguesa do Ambiente enquanto gestora do Fundo Português de Carbono.

Visitar o site do Projeto AQUI

parceiros