carbono8

A FAO convida aos diferentes países e aos parceiros da GSP a apoiar e contribuir para o desenvolvimento do Mapa Global de Carbono Orgânico (GSOC17) o qual se prevê venha a ser disponibilizado até ao fim de 2017.

Esta actividade foi acordada durante a 4ª Sessão Plenária da GSP, que decorreu em Maio de 2016 em Roma, no quadro do Plano de trabalho 2016-2017, do Painel Técnico Intergovernamental de Solos (ITPS) o qual irá apoiar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) em cooperação e por solicitação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) e a sua Interface Ciência Politica (SPI).

A Carta GSOC que se prevê venha a ser compilada utilizando uma abordagem distribuída, a qual se baseará nos inputs nacionais, no sentido de poder elaborar mapas nacionais de Carbono Orgânico do Solo (SOC). Para este objectivo, os diferentes países são convidados a desenvolver cartas nacionais de SOC de acordo com as especificações predefinidas. O desenvolvimento do mapa Global de Carbono Orgânico do Solo (GSOC17), irá ajudar os diferentes países a desenvolver as bases para poder apoiar as SDGs e desenvolvimentos relacionados com os efeitos das alterações climáticas.

A DGADR como Ponto Focal Nacional da GSP, irá desenvolver todos os esforços, em conjunto comas diferentes entidades nacionais que reportam sobre a matéria, a saber o GPP, APA e o ICNF, de poder contribuir com organização e estruturação de informação no quadro do Projecto de Cartografia Digital em desenvolvimento, para que a informação solicitada seja disponibilizada com maior qualidade temática, infelizmente não nos prazos solicitados.

O Site de Acesso ao Guia da Carta de Carbono Orgânico do Solo pode ser consultado AQUI.