EIP Agri

Foi publicado o relatório final do Grupo Focal “Como aumentar o teor de carbono do solo em sistemas de pastoreio”.

Este Grupo Focal, que contou com a participação de peritos nacionais, teve como tarefas:

- Explorar as práticas de gestão de pastoreio de ruminantes e respetivos modelos de negócios que têm um impacto benéfico na qualidade do solo e sobre o conteúdo de carbono. Exemplos que podem ser encontrados na UE, tendo em conta diferentes regiões, tipos de solo e clima.

- Comparar práticas de gestão diferentes, tendo em conta a relação custo-eficácia, trabalho e intensidade do conhecimento em relação à qualidade do solo e conteúdo de carbono do solo.

- Como essas práticas de gestão do pastoreio podem ser adaptadas a outras condições e analisar os fatores económicos e técnicos que estimulam ou limitam a implementação dessas práticas, indicando como abordá-los, explorando o papel da inovação e da troca de conhecimento.

- Identificar ferramentas para melhorar a gestão do pastoreio, colheita de dados, sistemas de apoio à decisão e modelos de negócios inovadores.

- Identificar novas necessidades de investigação aplicada, possíveis lacunas no conhecimento técnico e sugerir soluções inovadoras e fornecer ideias para os Grupos Operacionais EIP-AGRI e outros projetos inovadores.

Aceder AQUI aos relatórios