Fernando Girao Monteiro 2

Fernando Manuel Girão Monteiro nasceu em Benguela (Angola) em 1952. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Agronómica em 1978 na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Luanda (FCA da UL), com uma breve passagem pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), e após um estágio extra-curricular (1976-1977),

Exerceu uma abrangente atividade de investigação em prol do conhecimento dos solos de Portugal, realizando estudos em várias regiões, nomeadamente em Trás-os-Montes, na Região Litoral Centro e no Alentejo, com vista a aprofundar o conhecimento do processo de formação e contribuir para a clarificação da taxonomia dos solos de Portugal Continental, bem como para a tão necessária atualização cartográfica.

Colaborou também   na supervisão da execução da Carta de Solos e da Aptidão da Terra da Zona Interior Centro, tendo colaborado ativamente na Parceria Portuguesa para o Solo, com vista á organização do sistema de informação de solos.

Foi um acérrimo defensor da atualização da base cartográfica e da classificação dos solos de Portugal. Simultaneamente, desenvolveu atividades de vária índole, como, por exemplo, a quantificação dos sumidouros terrestres de carbono em Portugal Continental

Fernando Manuel Girão Monteiro foi um exemplo de humildade, sabedoria, determinação e entusiasmo a desenvolver sinergias e colaborações para demonstrar a importância das Ciências do Solo na implementação da gestão sustentável do solo no País.

Perdemos  um Grande Homem e um Grande Amigo.