Rumo a soluções inteligentes do ponto de vista do clima para uma gestão sustentável de solos agrícolas

EJP Soil

O Programa Conjunto Europeu EJP SOIL (www.ejpsoil.org) começou a 1 de Fevereiro de 2020, envolve parceiros de 24 países da Europa e tem a duração de 5 anos.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) é a instituição representante de Portugal no Projeto.

O objetivo deste projeto é realçar a contribuição dos solos agrícolas para os principais desafios da sociedade, como sejam a adaptação e mitigação das alterações climáticas, a produção agrícola sustentável, a manutenção da funcionalidade dos serviços de ecossistema e a prevenção e recuperação da degradação do solo e da terra.

O EJP SOIL pretende envolver ativamente as partes interessadas (stakeholders) através da criação de uma plataforma de interação dinâmica com os investigadores. Esta colaboração constituirá a base para:

  • Desenvolver uma agenda de investigação estratégica (um roteiro) sobre a gestão sustentável e inteligente em relação ao clima do solo agrícola;
  • Identificar necessidades de conhecimento e apoiar a harmonização da informação sobre o solo;
  • Desenvolver processos de troca de conhecimentos sobre as melhores práticas, adaptados às necessidades dos agricultores, cientistas e legisladores;
  • Desenvolver recomendações práticas e baseadas em evidências, que possam ser adotadas pelos stakeholders e que contribuam para a formulação de políticas.

As atividades do EJP SOIL, em interação com as partes interessadas, os EM e a DG AGRI, perseguirão o objetivo de longo prazo de promover os agricultores como administradores de recursos da terra e do solo e apoiar o desenvolvimento e implantação de políticas, em particular as políticas da PAC e do clima.

Aceda AQUI a mais informações sobre o projeto.