Live Adapt mertola

No dia 2 de julho realiza-se o Dia Aberto Life Desert-Adapt, com o tema da "Desertificação e Alterações Climáticas: Boas práticas na adaptação de explorações agropecuárias". A iniciativa econtra-se inserida no âmbito do Projeto LIFE Desert-Adapt, sendo cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.

Esse será o dia da inauguração da área piloto (L9) da "Sociedade Agrícola Vargas Madeira" (Corte Gafo, Mértola), parceira no Projeto LIFE Desert-Adapt. Com esta atividade pretende-se demonstrar algumas estratégias e tecnologias inovadoras para a adaptação de territórios mediterrânicos suscetíveis aos fenómenos de desertificação (devido às alterações climáticas e práticas de gestão desatualizadas), a fim de conservar os solos e assim aumentar a sua qualidade: estas ações permitem maiores níveis de resiliência tanto a explorações agrícolas, silvícolas ou pecuárias, como a povoamentos florestais, quer privados quer públicos.

Com trabalho desenvolvido no tema das alterações climáticas, mais especificamente a adaptação da pecuária extensiva a esta nova realidade climatológica, o Projeto LIFE Live-Adapt foi também convidado a marcar presença e a apresentar algumas das ações levadas a cabo, neste âmbito, até ao momento.

As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser realizadas através do endereço: http://tiny.cc/desert-adapt.

Consulte o cartaz.

Informação enviada pela ADPM, membro da Rede Rural Nacional.