Rumo a soluções inteligentes do ponto de vista do clima para uma gestão sustentável de solos agrícolas

EJP Soil

O Programa Conjunto Europeu EJP SOIL (www.ejpsoil.org) começou a 1 de Fevereiro de 2020, envolve parceiros de 24 países da Europa e tem a duração de 5 anos.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) é a instituição representante de Portugal no Projeto.

O objetivo deste projeto é realçar a contribuição dos solos agrícolas para os principais desafios da sociedade, como sejam a adaptação e mitigação das alterações climáticas, a produção agrícola sustentável, a manutenção da funcionalidade dos serviços de ecossistema e a prevenção e recuperação da degradação do solo e da terra.

Data: 01 nov 2021- 03 Nov 2021

Local: Dublin, Irlanda

III Conferencia Global Biodiversidade Solo

A Iniciativa Global para a Biodiversidade do Solo, lançada em 2011, é uma das principais partes interessadas no desenvolvimento da política de biodiversidade do solo e no conhecimento científico acelerado que sustenta a vasta diversidade biológica contida nos solos terrestres em todo o mundo. Entre as suas diversas atividades, o GSBI lançou a Conferência Global da Biodiversidade do Solo, realizada em Dijon (França, 2014) e, mais recentemente, em Nanjing (China, 2017).

Global Soil Partnership

A Parceria Global de Solos organizou o Webinar "Para a implementação do Código Internacional de Conduta para a Gestão Sustentável e a Gestão de Fertilizantes" (Código de Fertilizantes), que decorreu na sede da FAO em Roma dia 19 de Março, com cerca de 400 participantes de todo o mundo, cuja abertura foi feita por Maria Helena Semedo Sub- Diretora Geral da FAO, na área dos Recursos Naturais, tendo como objetivos:

  1. Disseminar o Código de Fertilizantes e os  seus objetivos.
  2. Discutir a implementação da  modalidades   do Código de Fertilizantes .
  3. Fornecer uma oportunidade para os diferentes stakeholders de expressarem os seus pontos de vista sobre o Código de Fertilizantes

Comissao EuropeiaGreen Deal

A Comissão Europeia convida-o a participar na consulta pública sobre o desenvolvimento do Green Deal no Horizonte 2020.

O aviso do Horizon 2020 dirigido ao European Green Deal pretende mobilizar a investigação e inovação para promover uma transição social, justa e sustentável, com o objetivo de "não deixar ninguém para trás".

Implementacao Fertilizantes

A Parceria Global do Solo da FAO tem o prazer de convidá-lo para o Seminário web: Rumo à implementação do Código de Conduta Internacional para o Uso e Gestão Sustentável de Fertilizantes (Código de Fertilizantes) que decorrerá no próximo dia 19 de maio.

Webinar Soil Biodiversity

A Parceria Global do Solo da FAO vai realizar o seu primeiro webinar sobre biodiversidade do solo como parte da campanha anual dedicada à biodiversidade do solo. O tema será "Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo" e tem como objetivo discutir o status global, as lacunas e os múltiplos benefícios da biodiversidade do solo como um dos principais contribuintes para sustentar a vida neste planeta.

ADVID

Estão abertas até 31 de maio as candidaturas ao Prémio ADVID para os trabalhos publicados em 2019 em áreas científicas com relevante importância para a vitivinicultura nacional e muito especificamente para as características da Região Demarcada do Douro.

Podem concorrer ao prémio investigadores, alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento, ou equipas de investigação que tenham publicado um trabalho inédito no ano de 2019. O trabalho vendedor terá um prémio no valor de 5000€ e, ainda, a possibilidade dos autores beneficiarem de uma bolsa de igual valor, caso aceitem desenvolver um projecto de investigação dedicado à vitivinicultura nacional ou às especificidades da vitivinicultura da Região Demarcada do Douro.