1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Deteção proximal, drones e solos (convite à apresentação de contribuições)

header noticiasA deteção proximal de solos utiliza sensores colocados perto ou em contacto direto com o solo para medir as suas propriedades. Este método permite a determinação in situ de várias caraterísticas do solo, tais como propriedades físicas, químicas e biológicas. Estes dados podem ajudar os agricultores e gestores de terras a compreender a variabilidade do solo e a gerir as suas terras de forma mais eficaz, contribuindo para a implementação de práticas sustentáveis de gestão do solo.

O Observatório do Solo da UE (EUSO) lança um inquérito para recolher dados a partir de levantamentos aéreos, com drones ou com sensores próximos. Dependendo dos contributos, esta recolha de dados dará origem a um relatório ou a uma publicação de investigação.

O objetivo é fazer uma recolha de dados de estudos de investigação e investigar como a integração de vários sensores e a utilização de análises avançadas de dados podem ser utilizadas para quantificar indicadores de saúde do solo, como os propostos na Diretiva da UE relativa à monitorização e resiliência do solo.

Mais informações sobre a iniciativa: aqui

Questionário aqui

(fonte: APEMETA)