1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Primeira imagem do satélite Sentinel 2A para Portugal

lisboaA ESA disponibilizou a primeira imagem do satélite Sentinel 2A do programa Copernicus que abrange parte do território nacional.

Imagem adquirida pelo satélite Sentinel 2A (nível 1C) para a área do aeroporto de Lisboa e zona envolvente. Composição em falsa cor (IRG 843). Resolução espacial de 10 m.

A imagem, referente ao dia 17-08-2015, é uma imagem preliminar uma vez que o satélite Sentinel 2A se encontra em fase de testes e calibração. Por conseguinte, a imagem apresenta algumas limitações em relação à qualidade final que se espera para esta missão (não estão concluídas as correcções radiométricas e geométricas e as máscaras de água/terra e nuvens não se encontram disponíveis). Ainda assim, esta imagem representa um marco importante na consolidação da Componente Espaço do programa europeu Copernicus.

A missão Sentinel 2 dispõe de sensores multiespectrais com 13 bandas, com resolução espacial que pode ir até aos 10 m e a sua resolução temporal atual é de 10 dias (passará para 5 dias quando estiverem os 2 satélites em órbita – Sentinel 2A e 2B). O Sentinel 2A foi lançado a 23 de junho deste ano, estando previsto o lançamento do Sentinel 2B para meados de 2016.

De acordo com fontes da Direção-Geral do Território (DGT), a mesma e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estão a trabalhar em conjunto para desenvolver a infra-estrutura IPSentinel que irá disponibilizar sem qualquer custo as imagens dos satélites Sentinel do programa Copernicus. Para mais informação consultar aqui a página internet da DGT.

  • Acessos: 9723