1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

O "SoilGrids1km" do ISRIC (World Soil Information)

ISRIC 2SoilGrids1km é uma coleção de propriedades do solo e de mapas de classes possível de atualizar (ca 288 GeoTiffs) com uma resolução relativamente grosseira  de 1 Km, produzido com modelos baseados em estatísticas disponíveis (Hengl et al. 2014), os quais representam os outputs iniciais duma série planeada de produtos cartográficos (SoilGrids1km, SoilGrids500m, SoilGrids250m, ...) a qual será produzida em colaboração com outros parceiros nos próximos anos.

A SoilGrids1km é um produto de dados de solos global produzido pelo ISRIC ━ World Soil Information, como resultado de colaboração internacional (ver lista de entidades participantes) bem como uma previsão de contribuição da  Iniciativa da Parceria Global de Solos (Montanarella & Vargas 2012).

SoilGrids1km = Um Sistema de Informação Global a  3D  com 1 km de resolução
SoilGrids = um sistema de cartografia automática  (SoilGrids1km é um produto de SoilGrids)

SoilGrids.org / SoilInfo App / SoilGrids REST = serviços, que possibilitam acessos as previsões do  SoilGrids1km

Os GeoTiffs de SoilGrids1km (236 GeoTiffs) podem ser obtidos quer através da interface web-mapping em www.soilgrids.org, via FTP, através do serviço REST e / ou através de um aplicativo de smartphone. O serviço em www.soilgrids.org permite um download selectivo de (máximo 5 por sessão) 10x10 mosaicos por grau, cada peça com 1200 por 1200 pixels. 

Para baixar as imagens completas (máscara mundial do solo) deverá usar-se use o serviço FTP:

1.FTP: ftp.soilgrids.org
2.username: soilgrids
3.password: soilgrids

O SoilGrids1km (camadas) será produzido utilizando cartografia automatizada sem nenhum outro apoio e pode ser atualizado de forma regular, sempre que chegarem novos dados de  solos, ou seja os mapas podem ser atualizados rapidamente após a chegada dos dados, esta operação é designada por " Mapas de Classes e Propriedades do Solo Atualizáveis. Cada GeoTiff disponível do website soilgrids.org, dispõe da data de produção no nome do ficheiro, possibilitando a comparação de diferentes versões dos mapas.

A Cartografia de Solos Automatizada  é uma abordagem orientada para os dados, com pouca ou nenhuma intervenção humana, habitualmente utilizando métodos estatísticos (onde possível) que produzem previsões rápidas e eficientes. No projeto SoilGrids inicialmente foi utilizado um modelo baseado em geo-estatística (Diggle and Ribeiro, 2007Brown, 2014?) para produzir as previsões. A primeira versão do SoilGrids 1Km, foi produzida utilizando unicamente um modelo de regressão, enquanto as previsões  foram atualizadas com um modelo de regressão-Kriging a 3 D. Resumindo, o termo "Cartografia automatizada de solos", implica  que as previsões são baseadas em modelos estatísticos, e a programação é implementada de uma forma que a adaptação do modelo e a previsão espacial pode ser automática. 


Para mais informações aceda [AQUI]

  • Acessos: 10677