1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

EDIA lança Manual de Compostagem na agricultura

EDIA manual compostagem

A EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, em parceria com o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, empenhados no tema da compostagem dos resíduos agrícolas e agroindustriais, elaboraram um manual de apoio à compostagem. Este Manual, encomendado pelo Ministério da Agricultura, pretende lançar as bases técnicas para um sector agroindustrial cada vez mais responsável e sustentável.

Por ano, são produzidos na zona servida por Alqueva cerca de 1 milhão de toneladas de subprodutos orgânicos, a maior parte provenientes das 100 Milhões de árvores regadas pelo Empreendimento. Se compostados, estes subprodutos podem gerar 500 mil toneladas de composto, e assim restituí-los aos solos, melhorando a sua fertilidade.

O objetivo é criar uma constelação de unidades de compostagem em rede, dispersas pelo território agrícola, que possibilite a aproximação dos agricultores à solução de compostagem preconizada e potencie o seu efeito regenerador da qualidade do solo.

Aceda ao manual aqui.

  • Acessos: 11490