1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

LNEC organiza no Porto seminário sobre Gestão e Recuperação Sustentável da Saúde do Solo

pexels lexie blessing 4173853 1

Terá lugar no dia 5 de dezembro de 2022, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Solo, o Seminário - Gestão e Recuperação Sustentável da Saúde do Solo, na Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto.

Os solos providenciam diferentes serviços dos ecossistemas, nomeadamente a produção de alimentos e materiais, a manutenção dos ciclos biogeoquímicos, o sequestro de carbono e a depuração da água. Apesar do progressivo reconhecimento da sua importância para assegurar estes serviços ambientais, a contaminação dos solos resultante de atividades antrópicas continua a ser um problema grave e generalizado na Europa e no resto do Mundo. A acumulação de poluentes no solo tem efeitos adversos nas suas funções, afetando a biodiversidade e pondo em risco a saúde pública. Desta forma, a implementação de medidas sustentáveis para a proteção e gestão do solo, assim como a recuperação da sua saúde e qualidade, afiguram-se de extrema importância na preservação deste recurso finito.

Neste contexto, a Escola Superior de Biotecnologia/Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Universidade Católica Portuguesa, vai promover um seminário dedicado à gestão e recuperação sustentável da saúde do solo, financiado pelo European Regional Fund Interreg Sudoe, e com o apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (CPGA/SPG) e da Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA).

Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre trabalhos efetuados nestas áreas e debater a problemática com os oradores. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória no site.

Programa e inscrições brevemente disponíveis em: https://esb.ucp.pt/

  • Acessos: 3087