1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Abertura de concurso comunitário para inventário e avaliação das políticas de proteção do solo nos nos Estados-Membros da UE.

EUROPA CLIMAA DG ENV+CLIMA é a autoridade contratante neste concurso, estando o aviso aberto até dia 17/08/2015.

Como objetivo geral do contrato pretende-se obter uma imagem atualizada e detalhada das políticas e medidas a nível da UE, Estados-Membros e - eventualmente - nível regional, que contribuem (direta ou indiretamente) para a proteção do solo.

Pretende-se que o trabalho seja apoiado por elementos pertinentes que comprovem os resultados apontados, quantificados na medida do possível. O resultado deste trabalho servirá para apoiar a elaboração da baseline para qualquer outra proposta de uma ação a nível da UE, tendo plenamente em conta a avaliação dos princípios da proporcionalidade e da subsidiariedade. Pretende-se construir um manancial substancial de informação recolhida no âmbito da elaboração e posterior implementação da Temática Estratégica do Solo, bem como novos estudos e avaliações realizadas no contexto da política da UE (PAC, a Directiva-Quadro da Água, etc.). O contrato vai concentrar-se em medidas e instrumentos legais que abordam as principais ameaças para o solo (erosão, diminuição de matéria orgânica, a contaminação, impermeabilização, a perda de biodiversidade, salinização, compactação e desabamentos de terras) e funções do solo, identificadas na Temática Estratégica do Solo. Os objetivos específicos são: 

1) Realizar um inventário das políticas de solo relevantes ea legislação de proteção do solo a nível da UE e nos 28 Estados-Membros e nas suas regiões se for caso disso. Este inventário também deve identificar instrumentos relevantes não vinculativos, medidas e metas (por exemplo, estratégia nacional de solo). Deverá abranger políticas em vigor, mas também políticas visadas.
2) Coletar informações e avaliar a eficácia da legislação do solo e medidas de proteção do solo nos Estado-Membro (incluindo as regiões) e nível da UE sobre o estado de solo.
3) Realizar uma análise em termos de política transversal, identificando a eficácia e lacunas nas políticas da UE e da legislação nacional na abordagem das ameaças para o solo e as funções do solo, e para estimular uma discussão com peritos dos Estados-Membros e as partes interessadas sobre os resultados do exercício de avaliação.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

  • Acessos: 70303