1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

A Agro ecologia como forma de inverter a degradação alimentar, concorrendo para a segurança alimentar

FAOA Agro ecologia, que visa restaurar o funcionamento dos ecossistemas através da manutenção da saúde do solo, é uma estratégia efectiva para atingir a segurança alimentar em áreas do mundo onde elas são mais necessárias.


Atualmente as políticas agrícolas têm vindo de forma crescente a confrontar-se com o objectivo combinado de produzir alimentos em quantidade, para uma população em crescimento e ao mesmo tempo, garantindo a restauração sustentabilidade ambiental incluindo a saúde dos solos e dos ecossistemas. Daí que os decisores políticos, são cada vez mais, chamados a falar sobre a necessidade urgente da restauração do solo e do ambiente enquanto milhões de pessoas ainda sofrem de fome.

Segurança alimentar e degradação do solo

Apesar de garantirem quase toda a produção alimentar, as áreas rurais também sustentam a grande maioria da população mundial insegura em termos alimentares.
A relação forte entre saúde do solo e segurança alimentar, necessita de acções imediatas e estratégicas especialmente a nível local para inverter a degradação do solo, de forma a aumentar a produção de alimentos e aliviar a insegurança alimentar em áreas onde são mais necessárias e no contexto das alterações climáticas.

Agro ecologia como uma estratégia para inverter a degradação do solo

Através da compreensão e do trabalho em inter-acção entre os solos, plantas, animais, seres humanos e o ambiente com os sistemas agrícolas e a agro ecologia, engloba, dimensões múltiplas do sistema alimentar, incluindo restauração ecológica, politica e estabilidade social, bem como sustentabilidade económica.
A abordagem agro ecológica inicia-se com a restauração da vida do solo de forma a restabelecer e/ ou melhorar os processos biológicos múltiplos, baseados no solo, o que envolve o aumento e a monitorização da matéria orgânica do solo; facilitar e monitorizar a biodiversidade do solo; e construir tendo por base o conhecimento dos agricultores locais, conhecimento através de escolas de campo e outras abordagens científicas participativas.
A Agro ecologia aplica estratégias específicas como por exemplo a policultura e sistemas agro florestais, culturas e rotações de sistemas agro-pecuários, os quais garantem produção e rendimento local estável e diversificado.

Agricultores: os gestores dos ecossistemas para a restauração do solo

Muitos agricultores em todo o mundo, tem um conhecimento profundo e experimental dos solos locais, sendo pois os mais importantes gestores dos ecossistemas e o centro da agroecologia, pois testaram, adaptaram e descobriram práticas agrícolas que restauram a vida do solos e os serviços do ecossistema associados.
Os solos bem geridos por agricultura familiar ajudam a assegurar as quatro dimensões da segurança alimentar, ao mesmo tempo, salvaguardando o solo: a disponibilidade, distribuição de nutrientes para o desenvolvimento da cultura; permitir através de colheitas mais fiáveis o aumento do rendimento dos agricultores; estabilidade, através da conservação da água, a instalação de culturas, quase todo o ano; utilização, através da colheita de alimentação saudável dos solos saudáveis.

Tempo de ação

O desenvolvimento de diferentes sistemas agro ecológicos baseados em conhecimento ecológico local, na diversidade do sistema e em sinergias ecológicas, pode melhorar de forma significativa a qualidade do solo e inverter a degradação do solo, aumentando a produção de alimentos nutritivos.
A agro-ecologia faz parte das infraestruturas estratégicas da FAO, em particular dos Objectivos Estratégicos para tornar a agricultura, florestas e pescas mais produtivas e sustentáveis, aumentando a resiliência dos seres humanos e reduzindo a pobreza rural.

Para descarregar o documento completo consulte aqui a página da FAO.

  • Acessos: 159535