1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

O Inventário LUCAS (Land Use/Cover Area Frame Statistical Survey)

simbolo da UEJOINT RESEARCH CENTRE
Desde 2006, o EUROSTAT desenvolve um inventário sobre o ponto da situação e a dinâmica das mudanças em uso e cobertura da terra na União Europeia designado por LUCAS (Land Use/Cover Area Frame Statistical Survey), os quais são efetuados de três em três anos, resultando observações efetuadas e registadas no terreno em toda a EU. O último LUCAS (2012) cobriu os 27 países da EU e observações em mais de 270 000 pontos.

imagem do lucas

Em 2015 o EUROSTAT desenvolve novo inventário, LUCAS 2015, sobre a situação e mudanças do uso e coberto do solo entre Março e Outubro, nos 28 Estados Membros, sendo visitados um total de 273.401 pontos.

Os pontos podem cair em todos os tipos de utilização (áreas com culturas, pastagem, floresta, zonas urbanas, redes de transporte, etc). Os responsáveis pelo trabalho, avaliam o coberto e uso da terra, gestão do regadio e elementos estruturais na paisagem. Além disso uma amostra de solo da camada superficial com cerca de 500 gr é colhida num de cada 10 pontos. A amostra é analisada no laboratório e utilizada para a avaliação de fatores ambientais, como por exemplo a atualização do mapa de solos da Europa, a validação de modelos de solos e determinação do carbono orgânico no solo o qual é um fator importante, influenciando as alterações climáticas. 

Os responsáveis pelo trabalho, tem instruções claras para cartografar e selecionar o ponto escolhido, com um mínimo de perturbação e de não provocar danos a qualquer tipo de cultura, que cubra o ponto ou troço de investigação.

EUROSTAT pede a todos os proprietários, empresários do sector agrícola e autoridades responsáveis para a sua cooperação, especialmente para o acesso à terra e autorização para obter amostras de solos quando necessário.   

A informação obtida será unicamente utilizada para elaboração de estatística à escala Europeia e não reter qualquer informação sobre dados pessoais e da titularidade daterra. 

Do inventário LUCAS, são obtidos 3 tipos de informação:

  • Micro dadoscoberto vegetaluso da terra e parâmetros ambientais associados aos pontos de campo inventariados;
  • Pontos e fotografias da paisagem nas quarto direções cardiais;
  • Tabelas estatísticas com resultados agregados por cobertura vegetal, uso da terra ao nível geográfico, que faz uma estimativa dos dados do ponto, convenientemente balanceado.

Exemplos de utilização dos dados

A informação e os dados sobre o ponto da situação e as alterações do Coberto/uso da terra são utilizadas entre outras para os seguintes fins:

  • Proteção da natureza;
  • Gestão da água e das Florestas;
  • Planeamento urbano e de transportes;
  • Política Agrícola;
  • Prevenção e mitigação de riscos naturais;
  • Cartografia e proteção do solo;
  • Monitorizaçãodas alterações climáticas;
  • Biodiversidade.

Na última reunião do Grupo de Trabalho do LUCAS, O JRC preparava uma proposta para um módulo de solos revisto, que será apresentado àsdireções gerais da Comissão Europeia e Agencia Europeia do Ambiente em Novembro, o qual circulará após esse período pelos diferentes Estados Membros para avaliação. 

Para mais informação sobre o inventário LUCAS aceda AQUI

  • Acessos: 6800