1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

PILAR 3

Pilar 3 - Promover o desenvolvimento e a investigação de solos, centrando-se em lacunas, prioridades e sinergias identificadas com a produtividade relacionada e ações ambientais e o desenvolvimento social.

O Plano de Ação inclui quatro recomendações principais de forma a salientar as interações entre a comunidade científica envolvida na condução básica e aplicável das ações de I&D sobre solos e as comunidades dos utilizadores finais e stakeholders, de forma a aumentar o impacto através da adaptação e da difusão dos conhecimentos e das tecnologias desenvolvidas:

Recomendação 1 - Compilar para todos os parceiros a evidência do retorno do investimento na investigação de solos, salientando a importância das suas funções, ou seja o valor económico da degradação do solo e o custo da sua reabilitação, para o fornecimento de serviços aos ecossistemas, de forma a alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

Recomendação 2 - Encorajar a investigação interdisciplinar e transdisciplinar e o apoio ao desenvolvimento, para apoiar os cinco pilares. Pretende-serealçar o desenvolvimento de práticas e sistemas de gestão sustentada do solo apropriadas e sustentadas, a utilização de informações aplicáveis no solo, a harmonização de métodos e a determinação dos melhores indicadores, bem como a disseminação dos resultados científicos, para fora da comunidade cientifica, para suportar de forma global o crescimento económico, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento social.

Recomendação 3 - Capitalizar as iniciativas de I&D e seus resultados, através de meta-análise e ações de revisão para todos os parceiros, para identificar de forma global, regional e local prioridades emergentes. 

Recomendação 4 - Promover a sinergia e o envolvimento entre a investigação e as comunidades de utilizadores finais, de forma a facilitar uma colaboração ativa numa abordagem de aprendizagem conjunta, que possa ser efetiva para o alargamento dos focos de investigação e aprimorando o seu impacte. 

[Voltar]                                                                                                                                     [ver Pilar 4]

  • Acessos: 18764