1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

GEO e Cimeira Ministerial 2015

geo logo full1A DGT criou um conjunto de páginas no seu site sobre o Group on Earth Observations (GEO) e as suas atividades. O GEO é uma parceria entre os governos de 96 países e 87 organizações e comunidades que partilham preocupações e coordenam estratégias no âmbito da Observação da Terra.

O grupo foi criado formalmente em 2005 na Terceira Cimeira da Terra e Portugal integra o GEO desde então. Nesta cimeira foi aprovado o primeiro plano de ação com objetivos a alcançar nos 10 anos seguintes. Destaque para a criação de uma Rede Mundial de Sistemas de Observação da Terra (GEOSS – Global Earth Observation System of Systems) que pretende ser um Sistema de sistemas mundiais de observação da Terra, isto é, a conexão entre sistemas de observação que existem no mundo de forma a dotar os decisores de ferramentas no momento da tomada de decisão.

Dez anos após a aprovação do primeiro plano, a Cimeira Ministerial do GEO volta a reunir-se para aprovar o plano estratégico de ação para 2016-2025. Neste evento os ministros e membros GEO irão debater à escala global, as orientações gerais, linhas de atuação, prioridades e desafios futuros no domínio da observação da terra. Na cimeira, os ministros serão convidados a mostrar o seu apoio e compromisso, aprovando o Plano de Ação 2016-2025. 

A Cimeira Ministerial terá lugar na Cidade do México, dia 13 de novembro, e será um importante marco na tomada de medidas que promovam o desenvolvimento sustentável de onde se espera, para além da aprovação do plano estratégico, esforços internacionais para resolver desafios globais, nacionais e regionais.  

Para  mais informações sobre O GEO, pode aceder aqui [Group on Earth Observations]

  • Acessos: 79044