1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

INOVAÇÃO INTERATIVA EM MOVIMENTO: PROJETOS MULTI-ATOR E REDES TEMÁTICAS NO ÂMBITO DO HORIZON 2020.

simbolo da UENo passado dia 24 de novembro a Comissão Europeia promoveu um workshop para partilhar a experiência com os primeiros coordenadores de projetos multi-ator e inspirar novos candidatos. 

Este workshop foi organizado no contexto da InfoWeek – Desafio Societal 2 – Avisos de candidatura para 2016, na sequência da publicação do programa de trabalho para 2016/2017 em 14 de outubro de 2015.

O Workshop teve como objeticvos apresentar exemplos de projetos multi-ator e redes temáticas (8) financiadas ao abrigo do Horizonte 2020 para apoiar novos candidatos, promover o intercâmbio de pontos de vista sobre a melhor forma de os implementar;

O seminário foi destinado a potenciais candidatos ao financiamento Horizon 2020 para projetos com vários atores, tais como cientistas, organizações de agricultores, organizações de consultores ou outros tipos de organizações, em particular dos que participam na rede PEI-AGRI.

As gravações do evento em FR, EN, DE e língua original aqui (disponível até 23/11/2017):

https://scic.ec.europa.eu/streaming/workshop-on-multi-actor-approach-and-thematic-networks-under-horizon-2020

As apresentações em flash dos projetos por coordenadores ou seus representantes:

SFS 1A: FEED-A-GENE - Jaap van Milgen, INRA (1:30:00-01:38:00) – Apresentação

Objectivos:

- "Nutrição e genética e fontes de alimentação alternativas para a produção animal terrestre"; foco em monogástricos, mas manter a "diversidade de sistemas de produção". Os temas dos trabalhos envolvem:

SFS 2A: FATIMA - FArming Tools for external nutrient Inputs and water MAnagement

FATIMA- Anna Osann, Universidad de Castilla la Mancha (1:38:00-1:46:30) – Apresentação

Objetivos:

FATIMA - Instrumentos agrícolas para a gestão de imputes externos,  água e nutrientes e dos Recursos Hídricos.

- Estabelecer novas ferramentas agrícolas e capacidades de serviços que possam ajudar o sector agrícola intensivo da EU a otimizar a sua gestão de imputes externos (nutrientes e água) e a sua produtividade; Colmatar a produção agrícola sustentável com competitividade económica.

SFS 3A: ENPHASIS- Laura VIVANI, MOVERIM (01:46:30-01:55:00) – Apresentação

Objetivos:

- Desenvolver mecanismos integrados de medidas de resposta (soluções práticas) para prever, prevenir e proteger os sistemas de agricultura e silvicultura, de ameaças de pragas nativas e exóticas .

SFS 4:LANDMARK - Sylvain Sturel, APCA, representing Rachel Creamer, TEAGASC (01:55:00-02:03:00) – Apresentação

Objetivos:

- Quantificar o fornecimento de funções do solo em toda a UE, determinadas pelas propriedades do solo, uso da terra e práticas de gestão do solo:

- Escala 1.Explorações agrícolas: Desenvolver uma Ferramenta de Apoio à Decisão agrícola para a gestão do solo Escala 2.País: Projetar um esquema de monitorização para as funções do solo que seja aplicável à escala regional, para uma gama de tipos de solos, utilização das terras e zonas edafoclimáticas; Escala 3.UE: Desenvolver um quadro político para ' Gestão Funcional do Solo "à escala europeia que visa otimizar a utilização sustentável dos recursos do solo na Europa.

SFS 7: DIVERSIFOOD - Veronique Chable, INRA (02:03:00-2:11:00) - Apresentação

Objetivos:

- Aumentar a diversidade de culturas e desempenho de agriculturas de baixos imputes e agricultura biológica; melhorar a qualidade dos alimentos; apoiar a partilha de conhecimentos e reconhecimento da investigação participativa e divulgar amplamente os resultados e os conceitos para aumentar a consciência dos cidadãos e decisores políticos.

Como construir propostas com sucesso para redes temáticas?

Apresentações dos projetos por coordenadores ou seus representantes:

ISIB 2 - WINETWORK - Eric Serrano, Institut français de la Vigne et du vin (4:27:20-04:36:40) – Apresentação

Objetivos:

- O projeto vai diretamente e regularmente envolver cerca de 180 pessoas para coletar, identificar e sintetizar as melhores práticas e os resultados da investigação de toda a Europa, a fim de os apresentar e partilhar com toda a comunidade.

ISIB 2 - OK-NET-ARABLE - Bram Moeskops, IFOAM (4:37:30-4:46:20) – Apresentação

Objetivos:

Promover a co-criação e intercâmbio de conhecimentos, visando o desenvolvimento de um potencial significativo para aumentar a produtividade e qualidade na agricultura biológica.

4B WATER - FERTINNOWA - Els Berclmoes, Proefstation voor de Groentetelt (4:46:40-04:55:20) - Apresentação


Para mais informações e para aceder às apresentações:
https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/news/interactive-innovation-motion-multi-actor-projects-and-thematic-networks-under-horizon-2020

  • Acessos: 21443