1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Relatório das Nações Unidas reporta questões sobre a compreensão da temática “Geoespacial”

unggim logoUm novo relatório, com uma visão sobre os próximos cinco ou dez anos do crescimento rápido da indústria da informação, foi publicado pelo Comité de Peritos das Nações Unidas sobre a Gestão Global de Informação Geoespacial (UN-GCIM).

 

Este relatório tem como título “Tendências futuras na gestão da informação Geoespacial: A visão dos próximos dez anos”, o qual refere no seu resumo, que:

Um grande número de importantes orientações de acordo com as tendências tecnológicas, tem um grande impacto nos próximos anos, criando grandes volumes de informação, geo-referenciada, a qual previamente não era imaginável e colocando a questão sobre a nossa compreensão sobre o que constitui a informação geoespacial”.

 

Elaborado com a colaboração e envolvimento de representantes de 30 Estados membros das Nações Unidas e de observadores, sete organizações internacionais e 17 companhias internacionais, o relatório, apresenta uma compilação de orientações, desenvolvimentos e recomendações em cinco áreas chave:

    1. Tendências sobre tecnologia e orientações futuras sobre a criação, manutenção e gestão de dados;
    2. Desenvolvimentos legais e políticos;
    3. Necessidades técnicas e mecanismos de formação;
    4. Papel dos sectores privados e não governamentais;
    5. Papel futuro dos diversos governos no fornecimento de dados geoespaciais, seu fornecimento e gestão.

Com uma visão global estratégica de toda a temática, serão analisadas, de forma integrada, as tendências geoespaciais, tecnológicas e sociais, que irão ter impacto no sector nos próximos cinco a dez anos. Estas tendências incluem cidades e a utilização da internet, inteligência artificial e grande volume de dados, posicionamento e cartografia, integrando informação estatística e geoespacial.

A versão em língua inglesa da publicação: “Future trends in geospatial information management: the five to ten year vision” pode ser consultado 
neste siteRecursos - Publicações [Pub. nº 11]

  • Acessos: 97974