1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Relatório da Fundação RISE (Rural Investment Support for Europe)

transferirA recuperação e reutilização de nutrientes (Nutrient Recovery and Reuse - NRR) na agricultura europeia” - Revisão das questões, oportunidades da recuperação e reutilização de nutrientes na agricultura Europeia (Publicado a 21 de março de 2016)

A recuperação e reutilização de nutrientes tem potencial para contribuir para uma melhor gestão de nutrientes e fornecer algum grau de diversificação da sua oferta, para ajudar a segurança de nutrientes. 

A falta de dados uniformes torna difícil estimar o preciso potencial para a recuperação de nutrientes na Europa. Embora haja, aparentemente, um grande recuperação de azoto através da utilização de estrume animal, a reutilização efetiva deste azoto é baixa porque o atual armazenamento do estrume e sua distribuição, são eles próprios ineficientes. Parecem óbvios os benefícios a serem obtidos a partir da recuperação e reutilização de nutriente se realizados corretamente. O caminho para aumentar a captação NRR é complexo, exigindo múltiplas ações, a menos que muitos obstáculos que bloqueiam o seu caminho sejam abordados, a indústria vai permanecer na sua infância. Algumas das ações para tal são resumidamente as seguintes:

1. Melhores dados.

Recomendação1: Desenvolver uma metodologia comum e definir indicadores para monitorizar os fluxos de nutrientes e carbono orgânico nos fluxos de resíduos, tal como sugerido pelo projeto DONUT 7.

Recomendação 2: Aplicar esta nova metodologia na UE e nos Estados-Membros para fornecer atualizações regulares sobre o progresso em direção ao objetivo de aumentar a recuperação de nutrientes e reutilizar e cumprimento das metas definidas para a Economia Circular.

Recomendação 3: Realizar uma revisão completa da legislação que afeta todos os aspetos da gestão de nutrientes na Europa e as mudanças na legislação europeia e nacional que poderiam ajudar a estimular mais NRR.

Recomendação 4: Analisar o impacto que a recuperação e reutilização de nutrientes poderão ter sobre o ambiente e sobre a segurança dos recursos, o seu potencial para criar empregos, rendimento e crescimento nas áreas rurais para ajudar a estabelecer ações coletivas para dirigir um passo em frente na NRR.

Recomendação 5: Analisar a viabilidade e os custos e benefícios da implementação de medidas específicas, incluindo subsídios e impostos, para estimular diretamente a NRR, ou para restringir ou penalizar os nutrientes alternativos.

Recomendação 6: Assegurar fundos públicos para ajudar a levar tecnologias para NRR, sendo desenvolvidas no laboratório para a fase de projeto-piloto e para o desenvolvimento de projetos-piloto em empresas comerciais de escala completa.

Recomendação 7: Garantir que os projetos NRR são sinalizados como elegíveis para a apoio dos fundos da UE para Desenvolvimento Rural e atividades desenvolvidas pelo Banco Europeu de Investimento.

Recomendação 8: Incentivar a coordenação das atividades de I & D em NRR em toda a Europa, através de maior agrupamento de centros de ciência para as diferentes áreas de reciclagem, incluindo o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (ver: Data on Nutrients to Support Stewardship DONUTSS)

Recomendação 9: Alta prioridade deve ser dada a progredir rapidamente com a definição clara e o estabelecimento de normas e procedimentos de certificação de produtos nutricionais recuperados e protocolos de rastreabilidade para produtos nutricionais que podem conter contaminantes orgânicos. Estes devem cobrir o teor de nutrientes, o máximo nível de impurezas que poderia ser uma ameaça para a saúde, segurança e meio ambiente e qualidade do produto e técnicas de aplicação. (Pacote Economia Circular)

Recomendação 10: Estabelecer um quadro analítico nível da UE para os nutrientes, bem como uma lista de verificação prática das ações potenciais para desenvolver NRR ainda mais na Europa.

Recomendação 11: Estabelecer Melhores Técnicas Disponíveis e Boas Práticas para a recuperação e reutilização de nutrientes e sua promoção através de plataformas de intercâmbio de informações.

Recomendação 12: Desenvolver uma campanha de sensibilização para informar os consumidores sobre o impacto da atual utilização de nutrientes e os benefícios de recuperação de nutrientes e reutilização.

Recomendação 13: Oferecer financiamento para a investigação, para análise, compreensão e avaliação de risco de contaminantes orgânicos na reciclagem de nutrientes, incluindo as lamas de depuração e estrumes processados e produtos resultantes da recuperação de nutrientes

Recomendação 14: Informar, educar e motivar os processadores de alimentos / retalhistas a envolverem-se com a necessidade da aplicação dos conceitos de economia circular na produção de alimentos para ajudar a criar "pull" consumidor e retalhistas para os produtos que são produzidos com nutrientes recuperados.

Recomendação 15: Integrar a NRR e benefícios do carbono do solo nas políticas da UE para a energia renovável, bem como a sua contribuição para a adaptação e mitigação das alterações climáticas.

Recomendação 16: Realizar a um alto nível e de forma abrangente, a avaliação do papel da produção animal eficiente na UE, abrangendo tanto a saúde e os impactos ambientais de carne e produtos lácteos na dieta humana, bem como a distribuição espacial e concentração da produção de gado e sua contribuição para a paisagem cultural.

 Aceder ao relatório neste siteRecursos - Publicações [Pub. nº 13]

  • Acessos: 6936