1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

A Agricultura de Conservação compensa Nuno Marques e Mário Carvalho venceram a edição 2015/2016 do “Land and Soil Management Award”.

agr.conservação

Este prémio, promovido pela Syngenta e pela European Land Owners Association (ELO), com a chancela da Comissão Europeia, pretende distinguir o uso da terra e práticas de gestão do solo atenuantes das ameaças para o solo tais como, a degradação do solo, erosão, redução do teor de matéria orgânica, a contaminação difusa e compactação, bem como a redução da biodiversidade do solo, salinização, selagem, inundações e deslizamentos de terra.

Ao fazê-lo, o prémio pretende destacar e encorajar novos conceitos de proteção da terra e dos solos e a sua aplicação na gestão da terra, bem como aumentar a consciência sobre a importância das funções da terra e do solo.

Nuno Marques e Mário Carvalho venceram a edição 2015/2016 do “Land and Soil Management Award”, com o exemplo de uma exploração 100% num sistema em agricultura de conservação. Um exemplo de que é possível produzir mais alimentos com menos recursos, preservando o ambiente, sem perder de vista a rentabilidade da exploração agrícola.

«A importância do solo na produção agrícola aumenta à medida que o clima se torna menos favorável à produção de plantas. Se não formos capazes de atuar ao nível da melhoria da qualidade do solo (armazenamento de água e drenagem), as alterações climáticas terão um impacto tremendo na produtividade da terra. Melhorar o solo é a única solução e ao fim de 5 anos vêem-se os primeiros resultados», garante Mário Carvalho.

Aceda à notícia AQUI.

 Premio2

 

  • Acessos: 8017