1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Dia Mundial de Combate à Desertificação Dia 17 de junho de 2016 Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas de 2016 (tradução livre)

desertificação onu 2A desertificação, a degradação da terra, a seca e as alterações climáticas estão interligados. Como resultado da degradação da terra e alterações climáticas, a gravidade e frequência das secas têm vindo a aumentar, juntamente com inundações e temperaturas extremas. Mais de 50 por cento das terras agrícolas encontram-se moderadamente ou severamente degradada, com 12 milhões de hectares perdidos para a produção em cada ano.

Os meios de vida e bem-estar de centenas de milhões de pessoas estão em jogo. Cerca de 800 milhões de pessoas estão cronicamente subnutridas como consequência direta da degradação do solo, a diminuição da fertilidade do solo, o uso insustentável da água, a seca e a perda de biodiversidade. Ao longo dos próximos 25 anos, a degradação do solo poderá reduzir a produtividade global de alimentos até 12 por cento, levando a um aumento de 30 por cento nos preços mundiais de alimentos.

Sem uma solução a longo prazo, a desertificação e a degradação dos solos não só irá afectar o fornecimento de comida, mas levar ao aumento da migração e ameaçar a estabilidade de muitas nações e regiões. É por isso que os líderes mundiais tornaram a neutralidade da degradação da terra um dos alvos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso significa reabilitar pelo menos 12 milhões de hectares de terras degradadas por ano.

Uma abordagem importante é a agricultura sustentável, clima-smart. Isto não só irá ajudar as comunidades a aumentar a resiliência às alterações climáticas, mas também irá apoiar a mitigação sequestrando o carbono da atmosfera e colocando-o de volta no solo. A transição para uma agricultura sustentável também vai aliviar a pobreza e gerar emprego, especialmente entre os mais pobres do mundo. Em 2050, poderá criar cerca de 200 milhões de empregos em todo o sistema de produção de alimentos.

O nosso tema para o Dia Mundial deste ano de Combate à Desertificação é: "Protejer a terra. Restaurar a terra. Envolver as pessoas. " Neste dia, exorto a cooperação entre todos os agentes para ajudar a alcançar a neutralidade da degradação da terra como parte de um esforço mais amplo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e construir um futuro de dignidade e oportunidade para todos.

Para ler a mensagem original em língua inglesa clique AQUI

desertificação onu

  • Acessos: 7779