1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Prémio Land and Soil Management Award atribuído a agricultor português pela European Landowners Organization - ELO Ideias inspiradoras: preservar a matéria orgânica do solo e proteger as fontes de água

elo(Tradução livre do texto produzido pelo ServicePoint da EIP AGRI que pode ser lido AQUI)

Nuno Marques, um agricultor Português (produção animal, cereais e florestas) ganhou recentemente 2015-2016, o prémio da ELO Land and Soil Management Award  com um projeto baseado na agricultura de conservação (sementeira direta, rotação de culturas e gestão de resíduos incluindo o estrume animal).

O projeto, baseado na agricultura de conservação, visa a melhoria da intensificação sustentável da agricultura na região do Mediterrâneo. A estratégia adotada por este agricultor, agricultura de conservação, ajuda a encontrar a melhor combinação em termos de viabilidade agrícola económica e manutenção de solos saudáveis, preservando a matéria orgânica do solo e reduzindo a quantidade desedimentos na água e consequentemente a diminuição dos riscos de inundações e contaminação da água.

 A concentração de chuvas na região do Mediterrâneo de outubro a abril cria problemas de encharcamento durante o inverno e escassez de água na primavera e verão. Os solos geralmente têm baixa fertilidade devido à erosão e baixo teor de matéria orgânica. Além disso, durante os períodos de seca, a irrigação é crucial para produção de forragem para alimentar os animais, mas a água é escassa.

 

Um projeto colaborativo

projeto Nuno Marques 'foi realizado em colaboração com o instituto de investigação ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas. Jovens licenciados, bem como serviços veterinários e de rega também foram contratados pela exploração para desenvolver tecnologias de produção pecuária (carne) com utilização de culturas regadas. Nuno Marques afirmou que "tivemos várias contribuições de relacionamentos de longo prazo, destacando-se a que temos com o professor Mário Carvalho do ICAAM, com os agricultores no Uruguai, onde a sementeira direta é amplamente utilizada e também do nosso grupo informal de agricultores de sementeira direta em Portugal, aprendendo e trocando experiências sempre com o objetivo de uma melhoria contínua para as nossas atividades ".

A prioridade do projeto foi encontrar formas de intensificar de forma sustentável a agricultura, para melhorar simultaneamente a produtividade da terra e reduzir os impactos ambientais através da redução do uso de energia, fertilizantes e pesticidas. O projeto, que começou em 2002, teve os seguintes objetivos:

• Melhorar a irrigação para compensar a variabilidade da precipitação anual.

• Melhorar a fertilidade do solo e controlar a erosão, a fim de aumentar a produtividade da terra e reduzir imputes de fertilizantes através da melhor conservação do solo e da água e aumentoda matéria orgânica do solo.

• Melhorar a biodiversidade de forma a equilibrar a presença de espécies na exploração.

• Reduzir o impacto ambiental da agricultura, silvicultura e produção de carne bovina.

Desenvolvimento de soluções

A estratégia baseada na agricultura de conservação,incluiu elementos, tais como:

• Uma mudança das culturas irrigadas da primavera para o outono, para reduzir a irrigação durante o período seco e melhorar a drenagem do solo.

• Uma combinação de sementeira direta e forragem irrigada (azevém e trevo) para melhorar a drenagem: a rega é interrompida no final de maio, para permitir que o solo quebre e deixe as raízes crescerem em profundidade de modo a que as culturas possam usar a água das camadas mais profundas do solo.

• A possibilidade das operações de campo serem realizadas oportunamente, como sementeira, aplicação de fertilizantes e proteção das culturas, significa que período de pastoreio pode ser aumentado e a necessidade de forragem conservada reduzida.

Ao longo de vários anos de testes, Nuno Marques e seus colaboradores desenvolveram a melhor combinação de medidas para a sua exploraçãoEm conjunto descobriram que tal conduziu a uma vasta gama de vantagens e melhoramentos. A abordagem de sementeira direta também levou a um melhor teor de matéria orgânica do solo, resultando em melhoria dos rendimentos da colheita e redução da aplicação de fertilizantes

A drenagem do solo melhorou de forma que permite o pastoreio dos animais durante o outono e parte do inverno. 

A aplicação atempada de fertilizantes e herbicidas ajudou a manter os rendimentos dos cereais de inverno, mesmo em anos extremamente húmidos. A produtividade da água foi melhorada. Maior produção e qualidade (teor de proteína também aumentou) de forragem e de grãos produzidos levou a uma produção animal superior. Isso também levou a mais estrume produzido disponível e aplicado nos campos. 

exploração tem reduzido significativamente o seu consumo de energia, incluindo o transporte, devido ao fato de que toda a alimentação animal é atualmente produzida na exploração. O uso de pesticidas foi reduzida e também a diversidade de espécies de plantas no pasto aumentou significativamente.

O projeto recorrendo a técnicas de agricultura de conservação, também teve efeitos secundários, destacando-se a redução de lixiviação de fertilizantes e pesticidas para cursos de água, melhoria da qualidade da água e redução de sedimentos (argila, areia, barro), que a uma escala maior poderia significar menos assoreamento do rio e inundações.

Difundir os resultados

Os resultados já foram divulgados para outros agricultores da região do Mediterrâneo em dias abertos e eventos."Nos últimos anos, esta exploração tornou-se um centro regional para a demonstração de uma forma de gestão da terra agrícola ecológica e economicamente bem-sucedida e sustentável no sul de Portugal e nas regiões vizinhas. Também estudantes de universidades vizinhas, como de Évora estão a ser treinados nesta exploração. [...]

De acordo com o Presidente do júri do concurso promovido pela ELO, Professor Winfried E.H. Blum (Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida (BOKU), Viena), “este projeto tem uma importante função de divulgação e um efeito multiplicador elevado para esta região. 

  • Acessos: 80797