1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Marraquexe - COP22

marrachec1A terra é importante para o Clima

Decorreu em Marraquexe a Conferência das Alterações Climáticas (UNFCCC COP22) de 7 a 18 Novembro, do corrente ano, que envolveu a implementação dos Acordos de Paris sobre as Alterações Climáticas.

A UNCCD no sentido de contribuir para esses objectivos solicita aos diferentes países para que se envolvam na temática da Land Degradation Neutrality (LDN), tendo em conta que esta ação irá assegurar a produtividade das terras e tornar os ecossistemas mais resilientes às alterações climáticas, ressaltando o papel da terra e dos solos em termos das emissões de carbono e da forma como a LDN poderá ajudar a adaptação das comunidades vulneráveis às alterações climáticas.

1. A LDN apoia as conclusões do acordo de Paris

A UNCCD apoia o esforço dos diferentes países para reabilitar as terras degradadas e os ecossistemas e irá implementar linhas de orientação sobre a terra e as medidas de adaptação.

2. A LDN apoia o sequestro de carbono

A restauração dos solos, dos ecossistemas degradados, tem o potencial de armazenar até 3 biliões de toneladas de carbono, o que corresponde ao armazenamento de 30% das emissões anuais de CO2 fóssil. A UNCCD através da sua estrutura operacional o Mecanismo Global, tem o objectivo de promover a criação de um fundo independente que irá suportar iniciativas, que levam à LDN.

3. A terra apoia uma verdadeira acção em termos de clima

Se as alterações climáticas e a degradação da terra continuarem com esta velocidade, as comunidades vulneráveis podem ser obrigadas a tomarem algumas decisões perigosas, no entanto a LDN, pode contornar este ciclo vicioso em energia virtuosa, através da redução da degração futura da terra de forma a que as diferentes comunidades se possam adaptar e através de uma gestão sustentada melhorar a as capacidades de armazenamento de água e mitigar os riscos de seca e de inundações, através da:

  • Agricultura de Conservação;
  • Implementação de ligações entre os objectivos de desenvolvimento e mitigação.

Aceder ao site AQUI

  • Acessos: 4012