1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Projeto AdaptForChange - Mértola

topo1

A recente expansão do clima semiárido a todo o Alentejo e o crescente impacto das alterações climáticas exigem adaptação local. O aumento da floresta autóctone representa uma estratégia ao nível do ecossistema pois aumenta a resiliência e os serviços de ecossistema. No Alentejo grandes áreas têm sido reflorestadas com as espécies autóctones de azinho e sobro, mas com uma baixa taxa de sucesso.

O projeto AdaptForChange propôs ao território de Mértola a realização de um processo participativo de planeamento da adaptação dos sectores da agricultura e da floresta às alterações climáticas. Pretende-se com o projeto diminuir o custo-benefício das reflorestações, que se revelam uma estratégia a prosseguir nos cenários de adaptaçãoatravés de uma abordagem inovadora. que inclui:

  • Desenvolver um modelo que permita adequar os esforços e energia a cada local através do conhecimento da sua ecologia diminuímos substancialmente o custo-benefício, melhorando as taxas de sobrevivência a longo prazo.
  • Ter em conta os objetivos de todos os stakeholders e o seu envolvimento.
  • Ter em conta a mais atual ciência da Ecologia do semiárido – desenvolvida pela equipa – bem como os conhecimentos adquiridos no passado com sucessivas reflorestações, cuja caraterização, incluindo o grau de sucesso, será pela primeira vez reunida numa base de dados geográfica.
  • Finalmente, disponibilizando ao público todos os resultados do projeto sob as formas mais úteis.

Para mais informações sobre o projeto consulte a página do projeto AQUI

  • Acessos: 6456