1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Simpósio Global sobre Carbono Orgânico do Solo | GSOC17

soil organic carbon symposium visual identityEN

Na presença de alterações climáticas e perda de biodiversidade, os solos tornaram-se um dos recursos mais vulneráveis do mundo.

Os solos detêm o maior pool de carbono terrestre e desempenham um papel crucial no balanço global de carbono, regulando os processos bioquímicos dinâmicos e o intercâmbio de gases de efeito estufa (GEE) com a atmosfera.

Os stoques de carbono orgânico do solo (COS) estimam-se em 1.500 ± 230 GtC no primeiro metro de solo, mas até agora os solos têm sido uma fonte global líquida de GEE. Essas perdas são fortemente afetadas pela utilização e alteração do uso da terra, cobertura vegetal e gestão do solo, sendo especialmente sensíveis as reservas de COS nas camadas superiores do solo (primeiros 40 cm).  

O Simpósio será um encontro científico, realizado durante três dias na sede da FAO em Roma, Itália, de 21 a 23 de março de 2017, com participantes representando todas as regiões do mundo. Os três temas principais serão:

  • Medição, mapeamento, monitorização e relatórios SOC;
  • Manter e / ou aumentar as reservas de SOC (fomentar o sequestro SOC) para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e Neutralidade da degradação do solo;
  • Foco especial: Gestão de SOC em solos com alto SOC - turfeiras, permafrost e solos negros.

Para mais informações consultar o site do evento AQUI.

  • Acessos: 6385