1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Componente Copernicus In situ: de mãos dadas com o meio ambiente europeu

 copernicus

O Programa Copernicus engloba três componentes: Espaço, In Situ e Serviços.

- A componente Espaço, constituída por um conjunto de satélites dedicados - Os Sentinelas – para além de satélites de terceiros (geridos e operados por entidades Europeias e nacionais) designados como Missões, que contribuem para o Copernicus.

Desde Abril de 2014, forma lançados quatro satélites Sentinelas, sendo os dados obtidos numa base de acesso total, gratuita e aberta (Copernicus Space Component Data Access system - CSCDA ), servindo os principais inputs dos seis Serviços Copernicus.

- A componente Serviços, inclui as seguintes área temáticas:

  • Monitorização da Terra, Monitorização do Ambiente Marinho, Monitorização da Atmosfera, Alterações Climáticas, Gestão de Emergências e Segurança;
  • A componente In situ e os dados que fornece, são uma parte essencial e integrada da Copernicus e são usados extensivamente pelos serviços da Copernicus e pela componente espacial, para produzir produtos e fornecer serviços solicitados pelos utilizadores finais.

Como são obtidos os dados da componente In situ?

No programa Copernicus os dados In situ dizem respeito a dados observados no terreno, mar ou ar, obtidos a partir de sensores espaciais, bem como dados de referência e auxiliares, licenciados ou fornecidos para serem utilizados pelo Copernicus. Incluem uma categoria específica de informação conhecida como dados de referência geoespacial (CORDA - Copernicus Reference Access Data) referenciando informação topográfica de base, como é o caso de redes de infraestruturas de transporte, limites administrativos e modelos digitais do terreno.

Como é utilizado no Programa Copernicus?

A Componente In situ do Copernicus é essencial para fornecer serviços de informação de alta qualidade, fiáveis e sustentáveis.

Para os Serviços de Monitorização da Terra do Copernicus, os dados in situ como as fotografias aéreas geometricamente corrigidas, informação topográfica (como é o caso da hidrologia ou cobertura do solo) e pontos de dados do LUCAS (LUCAS: the Land Use-Land Cover Area Frame Survey), são necessários tanto para a produção, como a validação das componentes Copernicus dos produtos pan-Europeus (Pan-European) e Locais (Local), sendo os produtos Globais (Global Land Service) usados para validar uma vasta gama de determinações baseadas no terreno como é o caso de BELMANIP-2 e DIRECT para os produtos Vegetação (Vegetation) e Energia (Energy) e a Rede Internacional de Humidade do Solo (International Soil Moisture Network) para os produtos relacionados com a água.

Os serviços Copernicus Gestão das Emergências (Copernicus Emergency Management Service), componente cartográfica e de Segurança (Copernicus Security Service), necessitam de dispor de acesso a um sistema de referência espacial de dados, que possa complementar a informação de satélite que utilizam, para produzir mapas e outros produtos geoespaciais, os quais incluem limites administrativos, redes de transportes e hidrológicas, localização de infraestruturas, cobertura/uso do solo e fisiografia. A Componente do Serviço de Gestão de Emergência do Copernicus Advertência Antecipada inclui o Sistema Europeu de Perceção de Cheias (EFAS), o qual se baseia em informação sistemática fornecida pelos serviços nacionais e regionais hidrológicos e meteorológicos (Early Warning Systems: EFAS and EFFIS).

Para aceder a mais informação consulte o site AQUI.

  • Acessos: 9655