1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Validação de o modelo de erosão utilizando dados espaciais derivados de Cesium-137

acss

A erosão do solo é um problema global que causa uma severa degradação do solo e uma deterioração das águas superficiais.
Para um controle efetivo da erosão, foram desenvolvidos modelos distribuídos de erosão do solo, como é o caso do Water Erossion Prediction Model (WEPP), para prever os padrões espaciais e temporais de erosão do solo, contudo todos os modelos de distribuição espacial de erosão do solo, ainda não foram rigorosamente testados na ausência de dados espaciais de erosão. 

Num recente artigo publicado no Soil Science Society of American Journal, os padrões de distribuição espacial da erosão do solo pela água numa encosta de 200m, foram estimados utilizando técnicas de deteção usando cesium-137. O autor, validou o modelo WEPP com os dados espaciais derivados, para poder avaliar as potenciais fragilidades na configuração e funcionalidade do modelo WEPP em relação à previsão dos padrões de erosão do declive.

O autor reportou, que os padrões de erosão espacial previstos pelo WEPP utilizando um espaçamento de de sulcos de 1 metro, era muito diferente da estimada pelas técnicas 137Cs. A velocidade de erosão do solo previstas pela WEPP, foram excessivamente sensíveis ao aumento de comprimento de declive. Contudo os dois padrões, apresentaram-se bem adaptados, se forem usados os diferente espaçamento de sulcos ao longo da encosta para correr o modelo WEPP.

O estudo, demonstrou que o conhecimento da densidade de distribuição dos sulcos ao longo da encosta é critico para as velocidades de previsões satisfatórias de erosão do solo e da deposição de sedimentos na encosta. A precisa previsão dos padrões de erosão espacial, proporcionariam uma grande oportunidade para a implementação da eficiente precisão das medidas de conservação do solo e do controle efetivo da erosão.

Aceder à informação AQUI.

 

  • Acessos: 7839