1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

"Como pode a PAC apoiar um modelo europeu de agricultura do século XXI?"

CAP SEC 21

Esta publicação recente do Think Tank do Parlamento Europeu examina a mudança estrutural na agricultura da EU - "Como pode a PAC apoiar um modelo europeu de agricultura do século XXI?"

O estudo explora separadamente as alterações estruturais das explorações, nos países ocidentais e da Europa Central e Oriental e identifica maneiras de fortalecer as cadeias de valor alimentar na UE.

Algumas das conclusões do estudo apontam para o seguinte:

  • O crescimento é um fenómeno altamente diferenciado;

  • As pequenas explorações devem ser tratadas como uma categoria promissora, sobretudo pelo contributo que comprovadamente dão para o crescimento global do setor agrícola;

  • Não há um padrão simples quanto à natureza dos processos de crescimento, depende do sistema de atividade, assim como depende do estilo e da estratégia de agricultura adotados. Englobando uma lógica económica e uma lógica social, as duas podem operar em diferentes direções. Esta lógica social também explica por que novas pequenas (e às vezes altamente inovadoras) pequenas explorações são criadas a partir do zero;

  • Aponta ainda o estudo que a introdução de elevados níveis de volatilidade nos mercados, atualmente altamente globalizados e desregulados, cria um ambiente comercial inseguro e que explorações relativamente pequenas apresentam cada vez maior resiliência.

A principal recomendação que resulta deste estudo é que o crescimento agrícola e o desenvolvimento rural devem ser reconduzidos para a grande maioria das pequenas e médias empresas de agricultura familiar. Em vez de apoiar principalmente grandes empresas agrícolas de alta tecnologia, as políticas devem permitir a todas as explorações a possibilidade de se desenvolver, especialmente quando seguem um caminho de desenvolvimento alinhado com as necessidades da sociedade.

Esta mudança implica repensar as inter-relações entre os Pilares 1 e 2 da CAP:

  • Pilar 1 Precisa ser integrado dentro e redesenhado de acordo com a racionalidade do Pilar 2.

Aceda à publicação neste siteRecursos - Publicações [Pub. nº 42]

  • Acessos: 6261