1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

A Reserva Agrícola Nacional - Importância da salvaguarda das áreas de maior aptidão agrícola

RAN LOGOA DGADR, aproveitando a oportunidade da comemoração do Ano Internacional dos Solos, lançou um vídeo sobre a Reserva Agrícola Nacional, tendo por objetivo informar o público em geral sobre a importância da salvaguarda dos melhores solos para a atividade agrícola do país.

O solo é um recurso de fundamental importância para a sobrevivência e o bem-estar das populações e para a independência económica do país, pois além das funções tradicionais que lhes são inerentes — produção de bens alimentares, fibras e madeira, acrescem as funções na regulação do ciclo da água e na manutenção da sua qualidade, na redução das emissões de carbono, no suporte da biodiversidade, bem como para as actividades de lazer das populações.

As áreas de maior aptidão agrícola, que no país totalizam apenas cerca de 12%, estão sujeitas a uma grande pressão. Para as proteger da ocupação irracional e destruição foi criado a RAN - Reserva Agrícola Nacional - que é uma restrição de utilidade pública de âmbito nacional e inscrita nos instrumentos de gestão territorial.

  • Acessos: 74338