1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Conferência Solos saudáveis para combater as mudanças climáticas e acabar com a fome

5

Em 21 de janeiro de 2021, realizou-se um evento do painel de especialistas "Solos Saudáveis para Combater as Alterações Climáticas e Acabar com a Fome" da iniciativa "4 por 1000",  como parte do Global Forum for Food and Agriculture 2021 – GFFA 2021.

As principais mensagens-chave foram as seguintes:

  • É preciso cuidar dos solos para as próximas gerações, sendo a saúde do solo é importante para a mitigação, adaptação e segurança alimentar. A iniciativa 4p1000 é um dos principais instrumentos para a implementação do Acordo de Paris. A fim de reverter a severa degradação do solo globalmente, é necessário melhorar a política de solo com o objetivo de pagar aos agricultores para cuidar dos solos e os Laboratórios vivos são uma abordagem de Investigação que pode aproximar a investigação e a comunidade de agricultores, para o desenvolvimento realista de soluções locais. Ainda que o conceito de regiões gémeas e em particular a sua implementação entre África e a Europa são importantes.

No último dia do GFFA, 76 ministros da agricultura acordaram as seguintes metas:

  • Intensificar os esforços para alcançar a meta da Agenda 2030 das Nações Unidas "Sem Fome", apesar do COVID-19.
  • Na pandemia de COVID-19, para manter a produção de alimentos, manter os mercados abertos e as cadeias alimentares a funcionar.
  • Para prevenir futuras pandemias, apoiar a abordagem "Uma Saúde”, criando sistemas de saúde animal resilientes e melhorando a gestão da saúde de espécies selvagens.
  • Contribuir para a mitigação das alterações climáticas, melhorar o sequestro de carbono nos solos, combater o desmatamento de nossas florestas, reduzir a perda e o desperdício de alimentos.
  • Apoiar a adaptação da agricultura às alterações climáticas através de medidas relacionadas com a água, biodiversidade, reprodução e pecuária.
  • Apoiar a abordagem de sistemas alimentares integrados, sustentáveis ​​e resilientes.
  • Acessos: 4216