1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Monitorização integrada do solo na UE: elemento-chave do Observatório do Solo da UE

noticia 06janA eficácia de diferentes políticas sobre as condições do solo só pode ser avaliada monitorizando as alterações nos indicadores que captam a oferta das funções do solo ou a ampla gama de pressões que perturbam essas funções.

Os dados sobre essas alterações podem ser avaliados por investigação de campo dita “tradicional” (como o Programa de Solos LUCAS), mas esses métodos são cada vez mais complementados por técnicas de medição modernas (por exemplo, detecção proximal) e novas ferramentas de processamento de dados (por exemplo, big data, geoestatística).

O Observatório do Solo da UE (EUSO) estabelecerá uma integração mais estreita entre os instrumentos de monitorização pan-europeus existentes (por exemplo, o Módulo do Solo LUCAS) e os programas nacionais nos países da UE para melhorar a população de indicadores de desempenho. Também integrará outros fluxos de dados, como sistemas de sensores remotos do Programa Copernicus, iniciativas de crowdsourcing, resultados de laboratórios vivos e projetos-farol que estão a ser estabelecidos em toda a UE.

Mais informações e acesso aos dados do LUCAS Soil estão disponíveis no European Soil Data Centre (ESDAC).

  • Acessos: 4159