1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Missão Solo da UE é tema do evento de brokerage da PEI-AGRI

EUMissions SM 1024x512 Soil

A Parceria Europeia de Inovação (PEI-AGRI) organiza nos dias 8 e 9 de junho em Bruxelas, Bélgica, o evento de brokerage intitulado "Associar-se à Missão da UE: Um acordo sobre o solo para a Europa". Este evento proporcionará sessões de matchmaking através de reuniões presenciais e de ligação em rede entre agricultores, conselheiros, investigadores e outras partes interessadas relevantes, a fim de apoiar a preparação de propostas para o convite à apresentação de propostas da Missão da UE «Um Pacto para o Solo para a Europa», que será lançada em maio.

Além disso, a atividade criará condições para o intercâmbio de conhecimentos e de ideias e práticas inovadoras (laboratórios vivos e explorações-farol), que poderão inspirar potenciais candidatos a participar no próximo convite à apresentação de propostas da Missão da UE.

O evento será apenas por convite. 

Está aberto um convite público à manifestação de interesse até 22 de abril.

Descrição do evento e objetivos:

O principal objetivo do evento é apoiar o convite à apresentação de propostas do Horizonte Europa no âmbito da Missão da UE: Um acordo de solo para a Europa.

Os objetivos específicos incluem:

— aumentar a sensibilização para a Missão da UE no Solo e para o seu programa de trabalho para 2022, bem como para as oportunidades oferecidas no âmbito dos seus convites à apresentação de propostas,

— apoiar os futuros candidatos na procura de potenciais parceiros, e

— partilhar mais informações sobre o convite à apresentação de propostas e os seus temas, contribuindo assim para melhorar a qualidade das propostas.

O programa de trabalho da missão Horizonte Europa para 2022 será publicado em 12 de maio de 2022, com um convite à apresentação de propostas para apoiar a execução da missão da UE no solo: Um acordo de solo para a Europa. Os dias de informação para este convite estão previstos para 17 e 18 de maio.

A Missão da UE: Um acordo sobre o solo para a Europa trará soluções concretas para os desafios relacionados com o solo. Tem por objetivo reduzir a degradação e a desertificação dos solos, conservar as suas reservas de carbono orgânico, pôr termo à impermeabilização do solo, reduzir a poluição do solo, prevenir a erosão, melhorar a estrutura dos solos, reduzir a pegada da UE nos solos e melhorar a literacia dos solos. A Missão da UE faz igualmente parte de compromissos globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que têm sete objetivos que envolvem direta ou indiretamente os solos e o Pacto Ecológico Europeu, que salienta a importância do solo como essencial para enfrentar as alterações climáticas e os desafios ambientais.

A Missão da UE para o Solo apoiará a transição para solos saudáveis até 2030 através da criação de uma rede de 100 laboratórios e faróis vivos nas zonas rurais e urbanas. Laboratórios vivos são lugares para cocriar e testar conhecimentos no terreno, com diferentes atores se reunindo para encontrar soluções para desafios compartilhados. Os faróis são locais individuais (como uma quinta ou um parque) que são exemplos de soluções inovadoras para a saúde do solo que podem inspirar outros.

  • Acessos: 2585