1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

ITPS lança documento sobre "Urbanização e Impermeabilização do Solo"

ITPS GSP FAO

O Painel Técnico Intergovernamental (ITPS - The Intergovernmental Technical Panel on Soils), entidade da Parceria Global para os Solos (GSP - FAO) que defende a abordagem da gestão sustentável do solo nas diferentes agendas de desenvolvimento sustentável, publicou a ITPS Soil Letter #5, de março de 2022, com o tema "Urbanização e Impermeabilização do Solo".

O objetivo deste documento é chamar a atenção para as questões relacionadas com a impermeabilização do solo e a urbanização, e fornecer uma breve discussão sobre ações que precisam ser tomadas para evitar a perda excessiva de solo, das suas funções e serviços dos ecossistemas devido ao desenvolvimento urbano.

A impermeabilização do solo é aqui definida como a cobertura permanente da superfície do solo com materiais impermeáveis, edifícios ou outras estruturas que não podem ser facilmente removidos (FAO e ITPS, 2015).

O termo Soil Sealing também é usado para indicar quando a degradação física do solo está associada à formação de uma fina camada superficial, juntamente com uma redução significativa da porosidade e permeabilidade, ou áreas transformadas são totalmente vedadas. Por exemplo, no caso de parques urbanos, ou instalações desportivas e de lazer, os solos são muitas vezes capazes de manter parte de suas funções, podendo ainda fornecer alguns serviços ecossistémicos mais amplos.

  • Acessos: 11287