1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Os Solos no ciclo da água

faoOs Solos armazenam e filtram água aumentando a segurança alimentar e a nossa resiliência às inundações e à seca.

Os solos funcionais desempenham um papel importante no abastecimento de água potável e na resiliência às inundações e às secas. A infiltração da água através de armadilhas de solo poluentes, impedindo o seu escoamento para as águas subterrâneas, Além disso, o solo captura e armazena água, tornando-o disponível para absorção pelas plantas e, assim, maximizar minimizar a evaporação de superfície e a eficiência da utilização da água e da sua produtividade.

A água é a “seiva” das práticas agrícolas em todo o mundo

A melhoria da gestão da humidade do solo, é assim critica para a produção sustentável de alimentos e fornecimento de água. A redução da capacidade do solo para aceitar, reter e transmitir água reduz a sua produtividade, bem como das culturas, pastagens, arbustos e árvores. O grande desafio, para os próximos décadas, será a tarefa de aumentar a produção de alimentos utilizando menos água, particularmente em países com limitados recursos hídricos e recursos naturais. De forma a minimizar o impacte da seca na segurança alimentar, o solo necessita de capturar a água da chuva, armazenar a maior quantidade possível para uma futura utilização das plantas de forma a permitir que as suas raízes possam penetrar no solo e proliferar. Os problemas ou as restrições, sobre uma ou mais dessas condições, faz com que a humidade do solo, seja o maior factor limitante para o crescimento da planta. Na realidade, as baixas produções encontram-se muitas vezes relacionadas mais com um baixo teor de humidade do solo, do que com baixos valores de precipitação.

Qual o papel que o agricultor deve desempenhar? 

Através da implementação de praticas de agricultura sustentável, os agricultores, podem influenciar, a estrutura e matéria orgânica do solo para melhorar a sua infiltração de água e a sua retenção. As técnicas de gestão da terra, fracas ou não sustentadas, como por exemplo, excesso de utilização agrícola, pelo gado ou desflorestação, coloca grande pressão nos recursos hídricos e do solo através da redução da camada de solo superficial, fértil e do coberto vegetal, levando a uma grande dependência das culturas de regadio. A agricultura sustentada e as praticas de gestão da terra, que podem ajudar a melhorar a capacidade de retenção da humidade do solo, incluindo a cobertura de resíduos, plantas de cobertura e mulching, mobilização de conservação e mínima, agricultura de conservação, utilização de plantas com raízes profundas, resistentes à seca ou com menos necessidades de água; captura do escoamento; retenção da água da chuva e conhecimentos de base de rega de precisão

A acção da FAO

A FAO apoia os governos e agricultores em todo o mundo, de forma a maximizar e sustentar os recursos hídricos, através de praticas de uma melhor gestão da água. As iniciativas chave de praticas de agricultura sustentada e um melhor gestão da água. As iniciativas chave incluem a Parceria da Água para Agricultura em África (AgWa), a Iniciativa Regional sobre escassez de água no Próximo Oriente e o Projecto das soluções de gestão da água para a agricultura na zona subsaariana de África e na Índia.

Consultar o documento aqui.

  • Acessos: 24565