1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

MED - UÉvora participa no Programa Territorial +SOLO +VIDA

302020503 114328901395359 7374796760364885068 n

+ SOLO + VIDA é um projeto piloto, em curso no Parque Natural do Vale do Guadiana, para o desenho, a implementação e a avaliação de um programa territorial de impulso à adaptação e mitigação às alterações climáticas e de redução da vulnerabilidade à desertificação. É dirigido aos agricultores de explorações agrosilvopecuárias que desenvolvem a sua atividade económica nesta área protegida.

É promovido pela ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola e tem como entidades parceiras a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Natural Business Intelligence, a Universidade do Algarve e a International Development Norway, com o cofinanciamento do Fundo EEA Grants.

O MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora participa neste projeto, representado pela investigadora Maria Helena Guimarães que presta apoio técnico na implementação e desenvolvimento de um modelo de governança de base local, colaborativo e inclusivo, que propõe novas metodologias de participação e mecanismos de cooperação para a replicação de boas práticas de controlo da degradação e de restauro do solo, em estreita concertação com as entidades competentes e partes interessadas.

Este estudo permitirá fazer um diagnóstico do setor agrícola local, visando igualmente promover o debate sobre o mesmo e a disseminação de metodologias e soluções em termos de modelos de governança, por forma a incentivar a sua aplicação em mais territórios.

No primeiro encontro entre os agricultores e a equipa do +SOLO +VIDA, realizado em novembro de 2022, nas instalações da ADPM-Mértola, deram-se os primeiros passos deste modelo de governança participativa.

Assista ao vídeo explicativo realizado sobre esta sessão com depoimentos da investigadora do MED-Universidade de Évora.

Para mais informações visite www.maissolomaisvida.pt e esteja a par das últimas novidades no Facebook e Instagram: @maissolomaisvida.

Informação disponibilizada pela MED -  Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, membro da Rede Rural Nacional.

  • Acessos: 1581