1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Celebração do Dia Mundial do Solo sublinha importância do Solo e Água como fonte de vida

WSD23 Banner Hor PT

Hoje, dia 5 de dezembro, é assinalado o Dia Mundial do Solo (WSD). A data tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do solo saudável e promover debates sobre gestão sustentável de recursos e este ano tem como tema o "Solo e Água: fontes de vida". O WSD é uma plataforma global única que não apenas celebra os solos, mas também capacita e envolve cidadãos de todo o mundo para melhorar a saúde do solo.

Para aumentar a visibilidade deste dia, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, anualmente, realiza uma campanha de sensibilização global para aumentar a consciência sobre a importância dos recursos naturais. Este ano o foco está na relação entre o solo e a água, de modo a alcançar a sustentabilidade e sistemas agroalimentares resilientes. A sobrevivência do nosso planeta depende da preciosa ligação entre água e solo, e onde mais de 95 por cento da nossa alimentação provém destes dois recursos fundamentais.

A água no solo, vital para a absorção de nutrientes pelas plantas, une os nossos ecossistemas. Esta relação simbiótica é a base dos nossos sistemas agrícolas. No entanto, face às alterações climáticas e à atividade humana, os solos estão a ficar mais degradados, exercendo uma pressão excessiva sobre os recursos hídricos. A erosão, assim, perturba o equilíbrio natural, reduzindo a infiltração de água e a disponibilidade para todas as formas de vida.

Mensagens-chave da FAO neste Dia Mundial do Solo:

  • 1. O solo e a água são recursos essenciais para sustentar a vida na Terra;
  • 2. Solo e água são recursos interligados que necessitam de gestão integrada;
  • 3. Práticas inadequadas de gestão do solo e da água afetam a erosão do solo, a biodiversidade do solo, a fertilidade do solo e a qualidade e quantidade da água;
  • 4. A conservação do solo e da água contribui para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Confira em detalhe as PRINCIPAIS MENSAGENS 2023 (Inglês).

Descarregue as brochuras didáticas sobre as temáticas do Dia Mundial do Solo (PT):

Adoção do Dia Mundial do Solo

Este dia internacional para celebrar o Solo foi recomendado pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) em 2002. Sob a liderança do Reino da Tailândia e no âmbito da Parceria Global do Solo, a FAO apoiou o estabelecimento formal do WSD como plataforma global de conscientização. A Conferência da FAO endossou por unanimidade o Dia Mundial do Solo  em junho de 2013 e solicitou sua adoção oficial na 68ª Assembleia Geral da ONU. Em dezembro de 2013, a Assembleia Geral da ONU respondeu designando o dia 5 de dezembro de 2014 como o primeiro Dia Mundial do Solo oficial. 

A FAO, no âmbito da Parceria Global do Solo (GSP), recebeu o mandato oficial para facilitar a implementação do Programa do Dia Mundial do Solo.

  • Acessos: 430