1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

UTAD coordena projeto europeu de 12 milhões de euros para melhorar a saúde dos solos

Logotipo UTADA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai coordenar o projeto LivingSoiLL- Healthy Soil to Permanent Crops Living Labs, financiado pela Missão Solo do Horizonte Europa. O projeto, com um financiamento global de 12 milhões de euros, visa melhorar a saúde dos solos em culturas permanentes na Europa nas áreas da vinha, olival, castanha, avelã e maçã.

Para além de “difundir práticas sustentáveis de gestão do solo e reforçar a literacia do solo”, este consórcio vai estabelecer cinco “Living Labs” (Laboratórios Vivos-LL) dedicados à promoção de solos saudáveis, testando e co-criando soluções inovadoras ajustadas localmente.

A UTAD vai coordenar o Living Lab Luso-Galaico, focado na vinha e no olival, as duas culturas permanentes com maior importância no norte do país e na Galiza.

O LivingSoiLL é composto por 50 parceiros de Portugal, França, Espanha, Itália e Polónia, e reúne universidades, produtores locais, associações de produtores, entidades públicas, uma associação europeia produtora de frutas, vegetais e plantas ornamentais, e uma associação europeia de defesa do setor vitivinícola. O projeto prolonga-se por 54 meses.

A equipa da UTAD é composta por 27 elementos e inclui investigadores do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas, do Centro de Química de Vila Real e do Centro de Estudos Transdisciplinares de Desenvolvimento.

Saiba mais aqui.

  • Acessos: 1147