1perfis.png
DSC00916.JPG
FIG-2.png
FIG32.png
IMG_1328.jpg
beterraba_sacarina.jpg
cao.JPG
cesar_rebanho.JPG
exotico.png
exotico2.png
exotico3.png
perfis-1.png
prado_Matela.JPG
slide1.png
vinha-douro.png
Anterior
Seguinte

Ação de Demonstração abordou regeneração natural de Medronheiro

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 45A ação de demonstração “Medidas de Gestão Sustentável do Solo em Áreas de Regeneração Natural de Medronheiro e em Pomares”, realizou-se em São Pedro de Alva (Penacova), no último dia 31 de maio. A iniciativa foi promovida pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), em representação do CCRES – Centro de Competências dos Recursos Silvestres, em parceria com a empresa Medronhalva.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar áreas de regeneração natural e pomares instalados nas parcelas de medronheiro da Medronhalva. O anfitrião, Carlos Fonseca, explicou as medidas de gestão sustentável do solo adotadas nas áreas de regeneração natural e em pomares e evidenciou as boas práticas aplicadas pela empresa na gestão do medronhal.

 

 

 

A iniciativa incluiu ainda um período dedicado a exposição e debate. Filomena Gomes, da Escola Superior Agrária de Coimbra, explicou as medidas de proteção da regeneração natural do medronheiro e de gestão do solo nessas áreas, bem como nos pomares. Salientou o importante papel do medronheiro na resposta que dá aos três pilares da sustentabilidade: ambientalmente responsável, economicamente eficaz e socialmente equitativo. Ver apresentação aqui.

Rosinda Leonor Pato, também da ESAC, falou da avaliação da qualidade do solo, temática que foi posteriormente demonstrada em campo. Para saber mais, aceda aqui.

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 63

A iniciativa enquadrou-se na Rede AGRI-DEM_SOLO – Ações de Demonstração em Inovação e Boas Práticas de Gestão do Solo e permitiu a oportunidade de aprender com especialistas na área, assim como a troca de experiências entre produtores agrícolas e florestais. A Rede AGRI-DEM, promovida pela Rede Rural Nacional, tem como objetivo a implementação de uma rede de explorações de demonstração, por forma a dinamizar o intercâmbio de conhecimentos e a aprendizagem entre os pares.

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 11

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 82

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 87

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 127

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 118

SaoPedroAlva ação demonstração AGRIDEMSOLO 31MAIO24 94

  • Acessos: 121